Evangelismo, mais que um chamado

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15
Este é um dos mandamentos finais de Jesus descritos nos evangelhos. É claro e objetivo. Devemos pregar as boas novas, anunciar aquilo que Jesus disse e viveu a toda criatura, até os confins da Terra. É uma orientação a todos os discípulos de Jesus, desde os que andaram com ele em Israel, até nós, nos dias de hoje, que fomos alcançados pelas mensagens daqueles. No entanto, muitas vezes, a parte "todo o mundo", confunde alguns cristãos, que acreditam que este é um chamado para os ditos missionários e evangelistas. Mas todos nós devemos ser evangelistas. A diferença é que alguns cumprem literalmente a parte "confins da Terra". 

Então, vão a lugares em que o evangelho é proibido, que os cristãos são perseguidos, onde pessoas passam necessidades materiais e imateriais. Nem todos devem fazer isso, a não ser que sejam ordenados por Deus. Quem não possui tal chamado, deve evangelizar aqueles a sua volta, sua família, seus companheiros de trabalho/escola, no seu bairro.
Gostaria de usar um exemplos bíblicos para entendermos como evangelizar pode parecer difícil em determinadas situações, todavia, mediante obediência, veremos e colheremos os frutos.

Um exemplo, muito famoso, e que não devemos seguir totalmente, devido à desobediência inicial, é o de Jonas. Todos conhecem a famosa história do “homem que foi engolido pela baleia”. A história na bíblia descreve que ele foi engolido por um grande peixe, o que, por definição, exclui a baleia, que é um mamífero.

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. Jonas 1:1-3


Vemos que Deus veio claramente a Jonas, e ordenou que pregasse naquele lugar. Ele, no entanto, preferiu desobedecer e fugir. Para quem não conhece a história, o navio em que Jonas estava enfrentou uma tempestade, sua fuga foi revelada, e ele disse que deveriam lançá-lo ao mar. Deus preparou um grande peixe para que Jonas ficasse 3 dias dentro dele. Após uma fervorosa oração de Jonas, Deus ordenou que o peixe vomitasse em terra seca.  Jonas então foi cumprir o que Deus ordenou, e pregando para a cidade de Nínive, ela se converteu a Ele, que poupou a cidade. 

Deus tinha um plano para aquelas pessoas de Nínive, e para isso designou Jonas, que preferiu fugir. Vemos como é impossível fugir Deus, e que Ele nos alcança até dentro da barriga de um peixe. 

Então confie quando Deus falar com você, obedeça a este grande mandamento que Ele nos deixou. Pregue, evangelize, leve as boas novas, para que Deus realize sua obra e nós possamos partilhar das maravilhas que só Ele é capaz de fazer. Mesmo diante da desobediência, Deus usou a vida de Jonas na sua obra. Não importa o que você já fez, por onde passou. Deus quer te usar.

Pense em que área da sua vida você se desviou daquilo que  Deus ordenou, e que está dentro da barriga do peixe agora. Ore a Deus, busque o Seu perdão, e não tenha dúvidas de que Ele te usará nos planos que Ele fez para você. 


Um texto de: Atitude Jovem
Titulo Original: Evangelismo, um chamado geral
Autor (a): João Paulo, Letícia
Web site: www.ministerioatitudejovem.com.br/
Evangelismo, mais que um chamado Evangelismo, mais que um chamado Reviewed by ADKOnline on quinta-feira, junho 04, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD